sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Projecto "Vamos todos Partilhar"


- a mala da Partilha -

Fundamentação:

O Projecto surge da necessidade sentida por todas as Educadoras do Departamento, ao nível da partilha de saberes e experiências vividas nos vários Jardins-de-infância, dando continuidade ao trabalho iniciado no ano lectivo anterior.

Descrição:

O Projecto consiste na existência de uma Mala que transporta material didático, trabalhos das crianças, fotos, ideias e outos, que periódicamente transitará de um Jardim-de-infância para outro.
O conteúdo da mala é trabalhado e enriquecido por todos os Jardins-de-infância do Agrupamento.

Tema:

O tema escolhido para o presente ano lectivo é “Segredos e encantos da Floresta”, que se enquadra na temática subjacente a todos os J.I. do Agrupamento, numa articulação com a proposta da Unesco, que assinala o Ano Internacional das Florestas, daí a escolha do Tema.

Objectivo:

Sensibilizar as Crianças e toda a Comunidade Educativa para problemáticas actuais relacionadas com a Ecologia e Biodiversidade como:

·        Desertificação e secas
·        Erosão dos solos
·        Alterações climáticas
·        Abate ilegal de florestas protegidas
·        Pressão exercida pelo Homem nos diversos ecos sistemas
·        Sustentabilidade para o futuro


Como Homenagem à escritora Matilde Rosa Araújo, as suas Poesias, nomeadamente “As Fadas Verdes”, terão destaque. Também todo o imaginário e maravilhoso das histórias tradicionais com ligação à floresta será desenvolvido. Serão exploradas as mensagens da floresta, como motivação para o trabalho a desenvolver com as crianças.


Funcionamento:

A Mala referida começará no jardim-de-infância de Marzovelos de 18 de Outubro a 19 de Novembro, transitando, posteriormente para os JI de Orgens de 22 de Novembro a 3 de Dezembro, S. Martinho de Orgens de 6 a 17 de Dezembro, Vildemoinhos de 3 a 31 de Janeiro e S.Salvador de 1 a 11 de Fevereiro.

A 2ª volta inicia no J.I. de Marzovelos de 14 de Fevereiro a 14 de Março; Orgens de 15 a 22 de Março; S.Martinho de Orgens de 23 a 31 de Março; Vildemoinhos de 1 de Abril a 20 de Maio e S. Salvador de 23 a 31 de Maio.


Concretização:

Realização do 2º Encontro dos J.I. do Agrupamento de Escolas de Marzovelos com jogos e actividades relacionadas com a temática “Segredos e Encantos da Floresta”, para todas as crianças, no espaço exterior da Escola Sede. A data a definir oportunamente, de preferência durante a semana a seguir ao dia do Ambiente.

Divulgação:

Exposição de trabalhos do Agrupamento de Escolas de Marzovelos a realizar no final do ano lectivo, na qual participará o Departamento da Educação Pré-Escolar.


3 comentários:

  1. Boa...quem quer aprende!!!
    Como diz Stephen Downes, trabalhar com ferramentas da web 2.0 não é uma questão de tecnologia mas sim de atitude.
    Continua, vais no bom caminho.

    ResponderEliminar
  2. O comentário chegou e eu gostei...
    A mensagem incentiva.

    ResponderEliminar
  3. Pois é mana, não tenhamos ilusões até se pode ter 200 horas de formação creditada obrigatória...mas se não houver predisposição para aprender e sobretudo experimentar é tempo e dinheiro perdido!!
    Bjocas

    ResponderEliminar