quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Planificação em Rede

    
          Um dos momentos nobres na rotina quotidiana da nossa sala é o debate de ideias, que conduz a um trabalho colectivo de planeamento. Esta actividade é desenvolvida em reunião de grande grupo, tendo como objectivo ajudar a criança a organizar e planear novas explorações e actividades, a resolver problemas e a assumir responsabilidades (Epstein, 2008). Planear e reflectir contribuem, pois, para o desenvolvimento de processos de pensamento, que as crianças e os adultos usam para tomar decisões no seu dia-a-dia.
Quando este processo é representado visualmente, recorrendo a organizadores gráficos (Birbili, 2006) como as estruturas em rede ou em teia, na qual surgem as ideias e propostas das crianças, estas sentem-se encorajadas a comunicar o que sabem e o que pensam, a participar na tomada de decisões, a prosseguir as suas investigações e descobertas, aprendem a reconhecer e a compreender relações entre ideias e/ou conceitos, aprendem a organizar a informação que vão adquirindo.
Como argumenta Birbili (2006) estes organizadores gráficos ajudam as crianças não só a “ler” e a compreender mais facilmente a informação e as relações que nela se estabelecem mas, também, a gerar as suas próprias ideias, a estruturar os seus pensamentos e a aprender a tornar visível aquilo que já sabem.
É num contexto de diálogo e de conversação que a educadora vai identificando as ideias emergentes ou os conhecimentos pré-existentes, os interesses comuns, estimulando as crianças a elaborar questões e registando os contributos de cada uma. Questões como: “O que é que já sabemos?”, “Que podemos aprender mais?” ou “Que vamos fazer a seguir?” e “Como vamos fazer?” são frequentes durante os momentos de diálogo e partilha ao longo do processo. Como mapa gráfico a Rede funciona, não só como uma forma de documentar o trabalho de planeamento em grupo mas, também, como uma ferramenta de avaliação para o próprio educador, ajudando-o a identificar o que as crianças sabem ou gostariam de aprender acerca de um tópico ou um conceito e a reflectir no próprio conhecimento e experiência.

A Educadora
Ana Bela Alves

Posted by Picasa



1 comentário:

  1. Olá :D Gostei imenso do que li, e gostaria que me pudessem fornecer a bibliografia que utilizaram. Um beijinho

    ResponderEliminar