segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A Literacia no Jardim-de-infância


Todo o quotidiano vivido na nossa sala de actividades gira em torno da linguagem, dando grande relevo ao momento da partilha, em que a palavra tanto na sua expressão oral como na sua expressão escrita, sob a forma de registos diversos (etiquetas identificativas, títulos, nomes próprios, textos colectivos, poesias, canções, histórias, notícias, etc.) assume um especial protagonismo. Este contexto é fundamental para a criança adquirir as competências necessárias e aprender a usar a linguagem, sobretudo, numa perspectiva “argumentativa, de forma que lhe permita comunicar as suas próprias ideias, elaborar comentários, formular questões, argumentar e defender os seus pontos de vista. Esta comunicação, em que dar e receber entre a educadora e as crianças é uma constante, ajudará as crianças a tornarem-se melhores comunicadores, ajudá-las-á a estruturar o próprio discurso e a habituarem-se a dar explicações – as acções, os sons, os gestos e expressões, as palavras, são observadas e escutadas de forma respeitosa entre todos. Este processo transmite confiança e ajuda a criança a sentir orgulho no seu trabalho.
Destacamos, por exemplo, os jogos de linguagem como as rimas, lengalengas e adivinhas, importantes não só no desenvolvimento da própria linguagem mas, também, no desenvolvimento do pensamento da criança. Paralelamente, brincar com as letras e os sons, descobrir e nomear palavras que começam pelo mesmo som, é um desafio que agrada a todo o grupo.
Foi num destes momentos de conversa acerca dos Reis Magos que surgiu o jogo em torno da letra”R” e a descoberta de palavras começadas pelo mesmo som, como na palavra Rei e Rainha. Neste processo tivemos o cuidado de ir ajudando as crianças a focalizar determinadas questões, que estimulassem o pensamento crítico e o raciocínio, dando pequenas pistas que levassem à descoberta individual. O resultado foi um enorme cartaz com muitas palavras começadas por “R”, que só ficou completo quando as crianças ilustraram cada uma das palavras com os seus desenhos. A actividade proporcionou, finalmente, a construção de uma história, cujo enredo incluiu as diversas palavras assinaladas no cartaz. Mesmo aquelas crianças mais hesitantes em falar diante do grande grupo, sentiram-se motivadas e tentaram participar, espontâneamente e com agrado.

A Educadora
Ana Bela Alves
Sala 3 - J.I. Marzovelos



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