E como uma conversa leva a outra, acabámos por discutir acerca do fenómeno da Hibernação, relacionada com o inverno, mas algo mais complexo do que o simples sono. Com a ajuda de imagens e fotos explorámos as características de certos animais, tentando identificar os que hibernam e os que não hibernam, com base nos conhecimentos prévios que as crianças tinham da matéria. Facilmente se cai na tentação de dizer a uma criança desta idade que a hibernação dos animais é como estar a dormir. Porém, esta ideia não é cientificamente correcta, sendo importante explicitar o conceito, recorrendo a linguagem acessível de forma que elas o compreendam.
Pode parecer complexo para nós, dizer às crianças que no estado de hibernação os batimentos cardíacos baixam assim como a temperatura do corpo, mantendo-se o animal num estado de latência. No entanto, do ponto de vista das crianças, o desafio ao nível da capacidade de raciocínio e da compreensão é enorme; elas são capazes de aprender muito mais do que se pensava até agora. Este aspecto é reforçado pelas pesquisas mais recentes que indicam, que mesmo as crianças mais pequenas são capazes de compreender o mundo numa perspectiva científica e aprender conceitos teóricos. No que se refere à educação em ciência no jardim-de-infância, alguns mitos foram ultrapassados como, por exemplo, pensar que as crianças não conseguem raciocinar sobre conceitos abstractos antes dos sete anos de idade.
Isto vem provando que, desde muito cedo, as crianças devem ser iniciadas na ciência, estimulando o seu interesse e curiosidade pelos fenómenos do meio envolvente e ouvindo a palavra ciência, para aprenderem se esta é ou não importante nas suas vidas.
A Educadora
Ana Bela Alves
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