domingo, 6 de fevereiro de 2011

Ter um Amigo é bom!

Numa obra recentemente publicada no nosso país em co-autoria com Gabriela Portugal, Ferre Laevers (2010) destaca algumas ideias cruciais em torno do desenvolvimento pessoal e social das crianças do pré-escolar, sobretudo a necessidade de “construção de uma atitude básica de ligação ao mundo” como pressuposto essencial para um cidadão emancipado. Partilho inteiramente desta perspectiva e os muitos anos de relação com as crianças no jardim-de-infância permitem reforçá-la.Quando as crianças atingem um certo nível de desenvolvimento e bem-estar sócio emocional, as relações com os outros colegas do grupo evoluem de forma significativa, sendo comum observar o estabelecimento de laços de amizade que se prolongam pelos restantes anos de escolaridade. No dia-a-dia vivido no JI as crianças são motivadas para o estabelecimento de atitudes positivas face aos colegas, de respeito e aceitação do outro, de cooperação, compreensão e entreajuda. E rapidamente aprendem e implementam estratégias para manterem as suas amizades. Falamos não apenas da comunicação verbal mas também da não verbal, passando pelos desenhos, bilhetinhos escritos, convites, brindes ou outras lembranças oferecidos aos colegas especiais.
Foi uma dessas situações que captámos entre duas meninas da nossa sala. Como as fotos ilustram, a entrega do postal à amiga foi um momento de ternura e simpatia, que devemos continuar a incentivar.

A Educadora
Ana Bela Alves
Sala 3 - J.I. de Marzovelos


Posted by Picasa

1 comentário:

  1. Ana Valentim Celestino4 de maio de 2011 às 17:27

    Só hoje vi estas imagens...e fiquei muito contente...para além de estarem muito bem concedidas, demonstram o momento de carinho entre as duas princesas. E é bom verificar que as responsáveis estão super atentas.

    Beijinhos para todos

    ResponderEliminar