quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

"Misturas ao Pequeno-almoço"- J. I. de Marzovelos

No quotidiano as crianças fazem muitas misturas e soluções assim como nós adultos, só que não reflectem sobre elas.
Na sala 4 do J.I. de Marzovelos foi proposto às crianças fazerem misturas de vários ingredientes em água, observar e reflectir.
Tudo começou com uma conversa sobre o que habitualmente se come ao pequeno-almoço, então as mesas foram preparadas para um “Pequeno-almoço” especial.
As crianças foram divididas e distribuídas pelas 3 mesas, tendo a preocupação dos grupos serem equilibrados com crianças de 3, 4 e 5 anos e terem a orientação de uma educadora.
Cada criança tinha 1 copo de água morna e 1 colher, foram convidadas a misturar os ingredientes organizados em cima das mesas, no seu copo de água e pouco a pouco foram reflectindo sobre o que acontecia. Todas as crianças tiveram oportunidade de fazer uma mistura.
O pequeno grupo chegou a conclusões que depois foram transmitidas em grande grupo por crianças escolhidas pelos colegas para esse fim.
Depois todas fizeram o registo gráfico do que aconteceu.
Conclusões finais tiradas pelas crianças:
• A água não tem cor, é transparente.
• A água não tem cheiro e não sabe a nada.
• Alguns ingredientes que foram misturados na água dissolveram facilmente e formaram soluções (leite, café, chocolate, açúcar, sal e farinha maizena).
• Outros ingredientes não se dissolveram (cereais, nestum, maçã, iogurte, pão).
• Alguns ingredientes mudaram a cor da água (chocolate, café, leite, farinha, cereais, iogurte).
• Outros ingredientes não mudam a cor da água (açúcar e sal).
Verificou-se grande participação e empenho das crianças durante a realização da actividade, foi atingido o objectivo pretendido que era levar as crianças a observar detalhadamente o que acontece quando se fazem misturas e soluções.

A Educadora
Fátima Lares









Sem comentários:

Enviar um comentário