sábado, 3 de setembro de 2011

Pela primeira vez no Jardim-de-infância

As férias estão a acabar e um novo ano escolar se avizinha ... novos desafios, descobertas, aprendizagens, aventuras, esperam as nossas crianças. O seu ciclo de amizades vai aumentar, os mimos vão ter que ser partilhados, as regras vão ter um papel fundamental. 
É tempo de dar um passo à frente rumo à sua independência, à sua autonomia.
O primeiro dia no Jardim-de-Infância  não é fácil nem para as crianças, nem para os pais. Por vezes aparecem as lágrimas, nas crianças de uma forma espontânea, nas mães de um modo contido, meio envergonhado ...
Para os Educadores também são momentos especiais, são momentos em que desejavam ter mais mãos e braços para acolher a todos. O papel dos educadores é receber as crianças com afecto.
A entrada tranquila no J I  ajuda a criança a relacionar-se melhor com o novo ambiente assim como a enfrentar algumas dificuldades que possam surgir.
É importante que os pais acompanhem e ajudem os filhos neste processo.
Nós educadores estamos cá para acompanhar as crianças no seu caminho, no seu desenvolvimento nas várias áreas de conteúdo... É no Jardim-de-infância que as crianças vão passar grande parte do seu tempo e é nosso objectivo que este se torne num espaço onde as crianças se sintam bem e onde gostem de estar.
É importante que a entrada da criança no J I seja preparada, através de conversas, de histórias, de visitas ...
É importante que os pais não transmitam a sua ansiedade para os filhos, têm que mostrar segurança na hora da despedida. Não podem permitir quer as crianças utilizem o choro como forma de não ficar no J I .
Se tomarem essa atitude, todo o processo de adaptação fica comprometido.
A maior parte das crianças não têm qualquer problema de adaptação, ficam felizes. Outras choram um pouco na hora do adeus aos pais, mas depressa se calam e ficam bem.
É  importante as crianças não se sentirem abandonadas pelos seus pais. É aconselhável não mentir nem inventar desculpas e ser pontual na saída.
O diálogo, a troca de impressões com os educadores é fundamental para o sucesso.
A Educadora
Fátima Lares

Imagem tirada da Net

Sem comentários:

Enviar um comentário