quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Preparando o Natal - J I Marzovelos

Penso que todos os educadores de infância, já com alguns anos de profissão, reconhecem que o Natal encerra uma mistura de sentimentos muito específicos. Todos são contagiados pela magia desta quadra, para lá de todos os problemas e dificuldades que a sociedade e as famílias estejam a viver neste momento. Também é verdade que a publicidade e os meios de comunicação social não deixam nada ao acaso e são as crianças as primeiras a captarem os sinais da proximidade do Natal. Só nos resta deixarmo-nos levar por essa onda de entusiasmo, fantasia, brilho e cor e vivermos o Natal com todo o nosso coração.
Na sala 3 os meninos mostraram que sabiam muitas coisas acerca do Natal: “Uma festa especial” responderam uns ou “festeja-se a Família e o dia de Anos do Menino Jesus” responderam outros. Mas Natal que é Natal pouco será para estes meninos se não houver um PAI NATALum velhinho gordo de barbas brancas”. Com as ideias apresentadas fizemos um esquema sobre como viver o nosso Natal no jardim de infância de Marzovelos. A ocasião foi aproveitada para sensibilizar as crianças para a questão do dinheiro, da necessidade de poupar e economizar.
Mas a maioria dos meninos disse logo: _ Temos de fazer um Pai Natal gigante e barrigudo… Então combinámos recolher jornais e revistas velhas para fazer a construção. Com bolas de papel, tiras de jornal e cola branca, a imagem foi ganhando forma e consistência em atividade de pequeno grupo, na qual todos puderam participar. A pintura e os acabamentos foram feitos com a ajuda dos mais velhinhos. O resultado foi uma imponente figura que decorou o placar das escadas da nossa escola.

A educadora
Ana Bela Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário