quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ás voltas com os botões, as lãs e as ovelhas- J I Marzovelos

Não nos esquecemos que o enfoque dado ao nosso trabalho no presente ano letivo se prende com a problemática da poupança e do aproveitamento de recursos. Porém, também entendemos que as crianças devem conhecer a origem desses recursos, dos serviços e dos bens que consumimos no dia a dia. Este aspeto é, aliás, explicitado no conteúdo das METAS DE APRENDIZAGEM relativas à Área de Conhecimento do Mundo:
Meta Final 11) No final da educação pré escolar, a criança identifica elementos do ambiente (…) social (exemplos: construções, vias e meios de comunicação, serviços…) de um lugar.

Meta Final 26) No final da educação pré escolar, a criança identifica algumas profissões e serviços no seu meio familiar e local, ou noutros que conheça.

Como se depreende da leitura destas Metas, a finalidade principal é ajudar as crianças a conhecer a comunidade com a diversidade de trabalhos e profissões que a caracterizam. Através do processo de ensino/aprendizagem pretendemos que as crianças sejam capazes de aprender conceitos acerca das diversas profissões e serviços da comunidade, nomear as profissões que lhe são familiares e relacionar conceitos, desenvolver capacidades de observação e de argumentação e aprender novo vocabulário.
Recorrendo ao diálogo, à partilha de ideias e conhecimentos que cada um possui sobre o assunto em debate ou fazendo visitas guiadas, vamos explorando questões pertinentes como: (i) de onde vêm as coisas que compramos e consumimos no dia a dia? (ii) O que fazem os pais dos meninos para ganharem dinheiro? Quais as suas profissões? (iii) Como se produzem os bens que consumimos? Foi por tudo isto que falámos da professora, do sapateiro, da costureira e dos materiais usados, que as crianças aprenderam a enfiar e a atar os atacadores, que utilizámos técnicas de costura, que visitámos os respetivos locais de trabalho, que utilizámos botões em atividades de matemática e em trabalhos criativos, que falámos do ciclo da lã, entre outras coisas.
Gradualmente as crianças vão compreendendo que na vida diária tudo se articula e relaciona, como elos de uma cadeia na qual todos temos uma função específica e imprescindível. O nosso papel é ajudá-las a pensar, a tomarem consciência da realidade envolvente, partindo das suas questões e das suas observações acerca do mundo envolvente. Aprendem a valorizar o que se faz na comunidade, a valorizar o trabalho dos outros e a respeitar as diferenças.
A educadora
Ana Bela

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free picture slideshow personalized with Smilebox

Sem comentários:

Enviar um comentário